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6 MITOS E VERDADES SOBRE TROCA DE ÓLEO Motiva Auto Center Uruguaiana RS
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6 mitos e verdades sobre troca de óleo

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Você já deve ter ouvido algumas vezes que a troca de óleo é parte crucial da chamada manutenção preventiva. Mais do que abastecer o carro e manter ele limpinho, antecipar trocas, verificações e manutenções garantem vida longa ao seu carro e claro, um alívio para o bolso.

Mas existem muitos mitos quando o assunto é troca de óleo. Vamos ver quais deles são verdade e quais precisamos deixar de lado?

1. O óleo deve ser trocado a cada 5.000km percorridos.
MITO! O correto é verificar as indicações do fabricante para o modelo específico do seu veículo, bem como a idade do carro e seu tipo de uso. No geral, a troca é indicada a cada 10.000km percorridos, mas isso pode variar.

2. Os óleos lubrificantes homologados já possuem os aditivos que o motor necessita.
VERDADE! Os óleos lubrificantes homologados possuem em sua composição os aditivos ideais e necessários para o melhor desempenho do seu carro. Colocar mais aditivos pode prejudicar o motor.

3. Não existe diferença entre os óleos lubrificantes para carro e moto.
MITO! Os lubrificantes para carros e motos possuem especificações únicas, como a aditivação. Dessa forma, a utilização de óleos de carros em motos, e vice-versa, pode ocasionar problemas.

4. Existem diferenças entre o óleo mineral, sintético e semissintético.
VERDADE! Os tipos de óleo possuem diversas diferenças e contam com uma formulação própria para tipos específicos de veículos. Dessa forma, é importante utilizar sempre o tipo próprio para seu veículo manter o desempenho ideal.

5. Quando utilizamos um óleo de qualidade, ele nunca fica velho e pode ser utilizado por muitos anos.
MITO! A coloração preta do óleo lubrificante mostra que ele está cumprindo sua função corretamente, já que este fica preto devido à sua atuação na limpeza no motor.

6. O motor deve estar frio na hora de verificar o nível e quente na hora de trocar o óleo.
VERDADE! Quando o motor do carro está quente (ligado há 15 minutos), o óleo fica mais fino e escorre com facilidade. O nível deve ser verificado com o veículo frio (desligado), pois o óleo quente desce e não permite saber a real situação do motor.

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ALINHAMENTO X BALANCEAMENTO – QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSES SERVIÇOS? Motiva Auto Center Uruguaiana RS
Alinhamento x Balanceamento – Qual a diferença entre esses serviços? 1024 681 luzzdesign

Alinhamento x Balanceamento – Qual a diferença entre esses serviços?

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Poucos motoristas sabem a diferença entre alinhamento, geometria e balanceamento, mas é essencial conhecer cada um deles para manter a manutenção do seu carro sempre em dia.

Alinhamento, também conhecido como geometria, é a regulagem da direção e da suspensão do veículo para manter as rodas com ajustes conforme o recomendado pelo fabricante do veículo. Isso evita desgastes anormais rápidos, que comprometem a durabilidade dos seus pneus.

O alinhamento deve ser feito em todas as revisões ou pelo menos a cada 10 mil quilômetros; após um impacto forte contra obstáculos na pista; sempre que substituir qualquer elemento da suspensão ou da direção, ou mesmo os pneus; ao notar que o veículo está “puxando” para algum lado, dificultando a trajetória em linha reta.

Balanceamento é o processo de equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. Ele é necessário para evitar trepidações no volante e instabilidade na direção, além de suprimir o desgaste irregular dos pneus.

O balanceamento deve ser feito sempre que substituir os pneus ou consertar suas câmaras; quando notar vibrações no volante ou guidão ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

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4 PERGUNTAS SOBRE PNEUS QUE VOCÊ COM CERTEZA JÁ FEZ Motiva Auto Center Uruguaiana RS
4 perguntas sobre pneus que você com certeza já fez 1024 412 luzzdesign

4 perguntas sobre pneus que você com certeza já fez

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Tem muita gente que nem liga para os pneus, mas a verdade é que eles são uma das partes mais importantes de um carro. São eles que garantem um rodar mais seguro em diversas condições.

Separamos algumas perguntas que são muito comuns quando falamos sobre os pneus do carro. Confira!

Como escolher o pneu ideal para o meu carro?
A escolha dos pneus certos para seu veículo deve estar de acordo com os pneus da homologação, ou seja, devem possuir as seguintes características:

  • Índice de carga igual ou superior.
  • Índice de performance igual ou superior.
  • Diâmetro externo aproximado, com diferença não superior a 3%, para mais ou para menos.

Na dúvida, consulte sempre o manual de instruções do seu veículo.

Com que frequência é preciso calibrar os pneus?
A pressão dos pneus é essencial para garantir a estabilidade e segurança do veículo, além de oferecer maior economia, já que preserva a durabilidade dos pneus. O ideal é verificar o nível de pressão do seu pneu semanalmente, sempre antes das rodagens.

Devo fazer o rodízio de pneus no meu carro?
Fazer rodízio significa mudar os pneus de lugar de vez em quando. Isso permite que o desgaste entre os pneus seja uniforme, garantindo vida mais longa. O rodízio dos pneus pode ser feito logo ao notar diferença de desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros, ou geralmente entre 5.000 km e 10.000 km.

Qual o momento certo de trocar os pneus?
Geralmente, os motivos que levam a esta decisão são o nível de desgaste, envelhecimento ou danos. Por isso, verifique regularmente se a profundidade dos sulcos de seus pneus não atingiram 1.6 mm. Caso ele tenha atingido esse nível, seu pneu já está “careca” e deixa de ser seguro.

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